quarta-feira, 18 de abril de 2012

SOBRE RPs e NPCs

Só uma paradinha básica nos posts de acontecimentos da ilha para um bate papo sobre um recurso usado nos nossos RPs.

Muita gente não está habituada a RPG de mesa, ou mesmo narrado. E desconhece a utilização dos NPCs (Non Player Character).

Um NPC quer dizer um personagem que não é representado por um avatar ou um player especifico. Ele pode ser usado como elemento de narração ou para incrementar as suas ações. Em Gor, como em qualquer outro RP é natural que você utilize esses chars criados geralmente sem um BG por tras. Personagens considerados em suas historias. Por ex. Se vc cria sua historia falando de sua família. Eles são seus NPCs. Não existem, mas seu personagem os considera de igual forma, sejam em citações, sejam em pensamentos, lembranças, etc.

Em uma historia narrada esses NPCs podem ser usados pelo narrador. Todos os NPCs da historia passam a pertencer a ele exatamente porque ele pode querer movimentar o jogo em torno de você. Isso significa que seu char pode entrar pelo cano por conta de um NPC? Não. Num jogo onde existem vários players, um NPC está ali apenas para prestar informação ou compor cenario.

1) UM NPC NÃO PODE ser usado em proveito próprio. Ex: Criar um NPC banqueiro que vai te emprestar dinheiro a juros nenhum.
2) UM NPC NÃO PODE ser usado para fazer ações que deveriam ser do proprio player. Ex: Quer roubar uma homestone e manda um NPC fazer o serviço.

Em uma cidade o que pode ocorrer com frequencia é a utilização dos NPCs para jogos monologados principalmente na composição dos chores das escravas. Ha de se pensar que numa cidade como Siwa, não existem apenas os personagens dos players que jogam, mas sim toda uma cidade, com suas caravanas de trade, que movimentam o mercado. Esse recurso deve ser usado. E quando fizerem uma ação no mercado, esta mesma deve ser colocado no grupo. Se o narrador estiver on, ele pode interagir com você usando um NPC.

NPCs ativos atualmente:

1) Dhara - First do Kennel. Negra e bela é a escrava de confiança do Slaver, responsável por manter a disciplina na casa negreira. Sempre traz no cinto seu chicote para ensinar as mais indisciplinadas. Todo RP feito lá no Kennel, deve ser considerada a presença de DHara. - NPC de uso do Narrador - Avatar em construção

2) Hanniba'al Quintus - Mercador Negreiro e Mercenário. Quintus é responsável pelo transporte e encomendas de escravos. Um homem vil com bons contatos entre os viajantes de viagem de aquisição. Está em constantes idas à terra para a "caçada". Se um mestre precisar fazer um RP de chegada de uma de suas meninas, pode citar o nome de Quintus - NPC de uso do Narrador - Personagem usado no AV de Mathew Draconia.

3) Magnus Cassius Maximus Clemens - Pretor de Ar, Scriba - Magnus vai integrar o direito militar de Siwa. Alem de auxiliar nos registros da escribaria. Um homem de interesses e visões políticas. Se precisa de uma visita à biblioteca o nome de Magnus pode ser citado. - NPC de uso do Narrador - Personagem usado no AV de Mathew Draconia.

4) Daniah - Iniciado dos PKs - Um homem misterioso, imbuido na fé a serviço dos Priest Kings. Disposto a  catequisar a todos na religião a que pertence. - NPC de uso do Narrador - Personagem usado no AV de Mathew Draconia

5) Radja - A anciã - Uma mulher taxada por alguns de louca, por outros de sábia. De algum modo parece saber dos segredos que rondam a cidade. Entende de Ervas e tem uma lojinha no mercado. - NPC da Moderação.

6) Latifa - A First do Pasha. Uma escrava ciumenta, interesseira, não mede consequencias para ser a primeira da trela de seu amo. Pode ser citada nos jogos no Kasbah, ou nos que envolvam a companhia do Pasha. - NPC de uso do Narrador - Avatar: Madeleinne Darkfire

7) Yassif - Rarius e terceiro em comando do exercito do Pasha. Interesseiro e pouco tolerante com estrangeiros. Nao aceita muito bem a ideia de que o exercito deva ser comandado por homens do norte. - NPC de uso do Narrador - Avatar: Arthur Chadilsan

8) Cassius - Scriba Bibliotecario. Paciente, tranquilo, calmo e prestativo. Cassius era assistente do Chefe Escriba de mesmo nome. Pode ser citado nos jogos da biblioteca - NPC de uso do Narrador - Avatar: GaiusdeAr Resident

9) Ashur - Escravo da escribaria - Serve com primor aos estudiosos. Aprendeu as artes das letras e leituras. Pode ser usado nos RPs da biblioteca - NPC do Narrador.

((Post ainda em construção))

Nenhum comentário:

Postar um comentário